Dia dos Namorados na Hacienda D. Luísa (Odivelas)

quarta-feira, fevereiro 17, 2016

       Foi no passado domingo que se celebrou o famoso dia dos namorados/ dia de S. Valentim, que é a vez no ano em que os casais invadem os restaurantes e que todas as lamechices são levadas ao cúmulo. Nós não somos um casal excepção, desculpem. Mas podem continuar a ler a publicação porque revela tudo menos o típico. Aliás, nós somos demasiado loucos para ser só típicos ahah. De qualquer forma, está na altura de salientar que esta publicação é para vos mostrar a nossa nova descoberta em termos de restauração: O restaurante mexicano apelidado Hatienda D. Luisa, que fica situado nas Colinas do Cruzeiro, em Odivelas (que podem conhecer aqui).
       Na altura de escolher o restaurante para este jantar recorremos à preciosa ajuda da zomato (que podem conhecer aqui) para descobrir um local diferente do usual que nos servisse um tipo de comida que desconhecêssemos. Achámos ideal a ideia de comer comida mexicana pela primeira vez e, ao ler as opiniões zomato sobre este restaurante (aqui), ficámos demasiado curiosos para perder esta oportunidade. Foi então que decidimos ligar para reservar... e descobrimos que não reservavam mesa para este dia! Mas como os males vêm por bem, como se costuma dizer, isso fez com que entrássemos em contacto com o dono que se mostrou disponível para nos receber. Aliás, podemos dizer que nos recebeu maravilhosamente bem, explicando-nos os pratos e as suas origens. Contou-nos até um pouco da sua vida. É engraçado perceber que é um engenheiro civil que está por detrás daquele que pode ser considerado um dos melhores restaurantes lisboetas.






Na conversa com o Miguel, o dono do restaurante, percebemos que é comum no México que estes estabelecimentos tenham o nome de um elemento feminino importante. No caso dele faz todo o sentido que seja Hacienda D. Luisa pois é o nome da filha e da esposa. Ainda que tenha 5 filhos, é um nome que o marca para sempre e tem toda uma tradição inerente que só torna o restaurante mais interessante. Um estabelecimento que ele pretendia que fosse algo muito caseiro e tradicionalmente mexicano. Tudo começou com uma aventura pelo México (para não revelarmos todos os pormenores, dando-vos a oportunidade de conhecer o Miguel que é uma pessoa extremamente simpática), onde aprende os sabores mexicanos. Quando regressa faz comida para os amigos e da cozinha de sua casa para um estabelecimento no freeport foi um passo pequeno. Actualmente fechou o outro e procurava ficar com um pequeno espaço acolhedor ali em Odivelas. Bom, não é que não seja acolhedor, pois é bem pelo contrário. Sentimo-nos plenamente em casa. Mas aqui a questão do familiar transcendeu-se a um volume elevado de pessoas que agora, graças à zomato, visitam este local. Mas desenganem-se se acham que esta Hacienda D. Luisa precisa de alguma publicidade de bloggers ou sites ou do que quer que seja. Acreditem no que vos dizemos: Visitam uma única vez este local e ficam seriamente viciados, tal como nós! A comida promove-os melhor do que qualquer outra acção!!








       Na ementa têm oportunidades de entradas, vários pratos principais e sobremesas para todos os gostos e feitios, sendo todos muito tradicionais. Na imagem podem ver um mix de várias iguarias. De entre os conhecidos nuggets ou passando pelas coxas de frango, há muito por descobrir. O que mais gostámos foi o que está à direita da parte inferior do prato: Jalapeños. MAS QUE DELÍCIA!! Só podemos dizer que pensámos "Já valeu a pena cá vir só pela entrada". Nunca tínhamos comido comida mexicana fora de casa. Costumamos cozinhar por cá os dois tipos de chilli (vegetariano aqui e o tradicional aqui), mas fora isso desconhecíamos todo esse mundo culinário. Desde os molhos mais Tex-Mex ao mais tradicional mexicano, não falhou nada, e sempre com os nachos a acompanhar! No meio disto há que dizer que visitámos o restaurante no último dia daquela ementa... Mas ficámos a conhecer a nova ementa que entrava em vigor no dia seguinte, com uma novidade que envolve camarões, um molho divinal, nachos, frango desfiado e... queijo cheddar! Podem calcular o bom que é pelas fotografias.













       E já que falamos de algo divinal, como as entradas, temos logo de seguida referir um dos factores mais atractivos deste restaurante: as margaritas! Provámos a de limão e a de morango e honestamente não conseguimos decidir qual a melhor! Bom, a verdade é que eu (Ele) não aprecio bebidas alcoólicas e sou mesmo viciado em água, mas consegui gostar bastante destas margaritas e reconhecer que é uma especialidade. Nisto tenho que admitir que eu (Ela) é que fiquei realmente fanática! São granizadas, o que permite que acompanhemos toda a refeição. Até à última gota estava fresca e realmente deliciosa. Percebi o motivo de ser tão divulgada aquando das críticas a este local.


       Quanto aos pratos principais a escolha foi difícil... Queríamos experimentar tudo. Pedimos então a sugestão do Miguel que nos disse que é tradicional no México que a senhora que dá nome ao restaurante dê nome a alguns pratos que sejam a sua preferência, pelo que aconselhava os pratos D. Luisa. São variados, mas não nos facilitaram a tarefa. É que continham passas, pinhões e outros frutos secos que é coisa que não nos cativa muito. Acabámos então por escolher fajitas de pollo e outro prato que continha os jalapeños a que eu (Ela) me viciei. O que podemos dizer é que ficámos cheios de vontade de experimentar mais pratos, cheios de vontade de voltar a este restaurante, mas também saímos de lá quase a rebolar... Foi difícil parar de comer. Mas claro que ainda reservámos um espaço para as sobremesas, porque o dia merecia uma celebração em grande.






















       Como podem ver, toda a decoração do restaurante torna este espaço muito acolhedor, o atendimento é muito ao estilo familiar e todos os pormenores nos transportam para o México. E quanto às sobremesas podemos dizer que foi tudo muito doce. O pudim surpresa é, de facto, surpreendente e a mousse de maracujá é de chorar por mais (senão estivéssemos tãão cheios! ahah).






       Como contámos algures acima, a ementa que fomos ver era a última vez que era servida. Mas também conhecemos a ementa nova e é isso que temos para vos mostrar em primeira mão!! Nem a zomato tem ainda acesso a ela, por isso considerem-se uns privilegiados por ficarem a saber que novos pratos foram lançados e agora até há promoções de pratos a 5€ à segunda-feira. Acreditem, motivos não vos faltam para visitar este local que nos encantou e mais: viciou! Já anotámos na nossa agenda lá voltar assim que tivermos oportunidade, porque ainda ficou muito por descobrir... Os nossos parabéns pelo serviço prestado aos trabalhadores do local e as nossas mais sinceras recomendações a que visitem este restaurante e conheçam as maravilhas culinárias do México, é tudo o que temos a dizer para concluir.

NOVO MENU:




P.S. - Nós discordamos com o actual 3.9 da Zomato e acrescentamos que damos 5 estrelas, pelo que experimentámos.


Já alguém por aí visitou este restaurante?


19 comentários

  1. Não conhecia, mas é uma sugestão a ter em conta. O espaço parece bastante agradável e a comida tem um ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor que o aspecto é mesmo o sabor. É uma total explosão de sabores deliciosos na nossa boca. Nós já agendamos mesmo lá voltar. E estamos literalmente a contar os dias... Aliás, temos muita vontade, mas é maior ainda ao olhar para as fotografias ahah

      Eliminar
  2. Confesso que não conhecia este restaurante, mas fiquei bastante curioso. Vou ter que experimentar muito em breve. Bela recomendação :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é mesmo e que vale mesmo muito a pena lá ir. Se já valia mesmo bem a pena antes, agora até tem pratos a 5€. Não pode mesmo haver desculpas... :)

      Eliminar
  3. Andava já há algum tempo à procura de um restaurante mexicano bom, parece-me que seja este! tenho de ir experimentar depois digo como foi :)
    Ainda hoje pus no meu blog receita de guacamole ahah. Vou seguir-vos ! Beijinhos

    http://www.petisconamesa.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este, para nós, não foi bom, foi mesmo muito bom. É uma total explosão de sabores que nos deixa quase viciados. Só pensamos que ainda bem que não é à porta de casa, senão... ahah
      Foi uma coincidência mesmo gira então!! Tens mesmo que lá ir. Depois conta-nos a tua experiência, está bem? :)

      Eliminar
  4. tenho imensa curiosidade sobre a gastronomia mexicana, e apesar de me ficar um pouco longe, deu-me bastante vontade de lá ir, parecia tudo delicioso :)

    Um beijinho

    http://sweetworld4you.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena percorrer o caminho que for para chegar a este restaurante. Come Jalapeños que são qualquer coisa de muito, muito bom!! O aspecto não é o melhor, acredita. A comida era mesmo apaixonante!

      Eliminar
  5. Confesso que não sou fã desse género de comida, mas os vossos pratos principais tinham bom aspecto :p
    Beijinho
    Blog La Petite Dani | Instagram | Snapchat: danielavroch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já experimentaste uma boa comida mexicana? Se calhar tens uma má experiência por não teres provado do melhor... É que neste caso podemos certificar que não é só bom aspecto... :P

      Eliminar
  6. Fico toda derretida quando vejo fotos vossas seus lindinhos mais queridos que eu tanto gosto!
    Adoro comida mexicana, costumo ir ao Siesta, mas já vi que tenho que experimentar esse ;)
    Beijinhoooooos dos grandes e repenicados*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és uma simpatia. Dizes sempre isso, mesmo quando as fotografias estão longe de ser as mais favorecidas. Mas sabes que mais? Nós é que nos derretemos contigo!
      Nós decidimos experimentar este por não conhecermos nenhum outro do estilo, mesmo específico de comida mexicana. O que podemos dizer é que achamos que nos sentimos no México. Experimenta e depois conta-nos a tua opinião! :)

      Eliminar
    2. So sou mexicano e ate agora o melhor restaurante mexicano a que fui é o siesta... A casa da mãe não conta :) quando estiver de volta a Portugal vou tentar visitar la hacienda...

      Eliminar
    3. So sou mexicano e ate agora o melhor restaurante mexicano a que fui é o siesta... A casa da mãe não conta :) quando estiver de volta a Portugal vou tentar visitar la hacienda...

      Eliminar
    4. Então ficaremos a aguardar uma opinião, Mr. Dude! :)

      Eliminar
  7. Uau que review maravilhosa! Estou a ver que tenho mesmo que me aventurar no Mexicano, adoro experimentar novas gastronomias :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  8. Algo que eu tenho mesmo que experimentar :))

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!